sábado, 21 de novembro de 2009
Container's City - Porto de Hamburg
Galera, hoje eu fiz uma viagem incrível! O destino? O porto profundo de Hamburg, a partir de uma perspectiva à qual poucos têm acesso.
Fomos, novamente com a universidade, à "cidade dos containers", no porto de Hamburg. Da cidade só se consegue ver as gruas e guindastes, mas não se tem a menor idéia da dimensão do gigante. Fomos de ônibus, já que é proibida a entrada de pessoal não-autorizado em diversas áreas.
Tudo no porto de Hamburg é "o maior do mundo" e o "mais moderno do mundo". Ocupa hoje a 11ª posição entre os maiores portos do mundo - o primeiro é o de Singapura. Mas possui um sistema de descarga e carga de containers que eu nunca sonhei que existisse. Foram três horas de êxtase. Quanto mais adentravamos no porto, percorrendo o trajeto dos containers, mais impressionado eu ficava. Tudo isso debaixo de um pôr-do-sol espetacular!
Na sua parte mais moderna, o porto é controlado por dois programas de computadores que, combinados, são responsáveis pela eficiência e pela precisão na descarga das mercadorias. Esses programas controlam cerca de 120 caminhões por meio de sinais eletrônicos, além dos guindastes. O caminhão simplesmente não tem cabine, direção, nada. O mesmo com as gruas. Fala sério, dá pra acreditar?!
Nessa foto pode-se ver o caminhões, organizados em fila atrás dos guindastes, aguardando sua vez
A área do porto é enorme! Movimenta cerca de 3 milhões de containers por ano (um terço desses vindo da China). Esses programas têm todos os caminhões gruas e containers controlados via satélite e enviam informações para os caminhões. Assim, eles se posicionam próximo ao navio, com uma precisão de milímetros, mesmo abaixo dos guindastes. Estes colocam os containers nos caminhões, que seguem um percurso preestabelecido até determinadas áreas do porto (indicada por um número no container), a depender do tipo de mercadoria.
Todo esse processo dura minutos e são mais de 120 caminhões ao mesmo tempo trabalhando. Simultaneamente podem ser descarregados 12 navios de grande porte na "cidade dos containers". Grande porte significa 6000 containers a bordo! O resultado de toda a automatização é a descarga de um navio inteiro em 36 horas!!! Não há tempo sequer para ter prostiuição no porto... E isso é só a parte moderna. Há ainda o modelo tradicional, com gente dirigindo caminhões e controlando as gruas. Depois de descarregada, a mercadora segue por trem para a europa do leste e por caminhões (convencionais) para o restante da europa.
Não há palavras para descrever a sensação de ver um porto gigante funcionando sem gente. Os caminhões comandados por controle remoto, as gruas sem manobristas, os containers indo de um lado para o outro do porto... A visão do futuro. Dois programas de computador abastecem a europa inteira com bens vindos de todo o mundo. De 3 milhões de containers, uma média de 5 containers se perdem anualmente, por erro no envio ou processamento da informação. Próximo passo será a automatização dos aviões e dos carros.
Mas fica a pergunta: e se eles deixam de funcionar? E se há uma pane no sistema? Melhor acreditar que são infalíveis...
Novamente, vale lembrar a frase característica do Hamburger Hafen: "Aqui já sopra hoje o vento de amanhã".
0 comentários:
Postar um comentário