terça-feira, 17 de novembro de 2009

Visto - Documentos

A partir agora é oficial. Já tenho visto de estudos alemao!

Hoje pela manha fui ao Auländersamt para resolver mais essa pendência. Logo na entrada, o clima é de velório. Várias pessoas, ninguém conversa entre si, alguns com olhares distantes, outros analisando os documentos, certificando-se que está tudo correto.

Estava preparado para esperar mais de duas horas. Mas uma a uma, as pessoas foram sendo chamadas e seu antendimento raras vezes demorava. Comigo, a mesma coisa. Fui atendido rapidamente, interrogado acerca de alguns dados importantes, mas, por ser estudante de interâmbio, nao tive maiores problemas.

Ao todo, tive que apresentar os seguintes documentos: comprovante de matrícula (Immatrikulationsbescheinigung), contrato de aluguel (Mietvertrag), recibo do pagamento da última mensalidade da residência universitária, comprovante de residência em Hamburg (Meldebestätigung), cópia do passaporte e comprovante de seguro de saúde por uma companhia alema (Krankenversicherung). Taxa de emissao (salgada): 60 euros. Validade do visto: um ano.

O bom é que o visto é impresso imediatamente. Passou pelo crivo dos funcionários, eles já ficam com o passaporte e imprimem na hora. Pode ser que tenha ajudado nessa celeridade o fato de eu ter obtido uma permissao já no consulado alemao em Recife - embora nao fosse necessária, já que tive refazer todo o procedimento aqui.

Com essa, já se foi mais uma! E que venham mais!

PS: estou escrevendo nos computadores da universidade. Por isso, perdoem a ausência do til nas palavras - o alemao nem sonha que ele exista.

0 comentários:

Postar um comentário