sábado, 27 de fevereiro de 2010

Padrão Alemão de Qualidade

Estava vendo a classificação dos países nesta XXI edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, realizada em Vancouver-CAN. Para minha surpresa, a Alemanha ocupa o segundo lugar, com 9 medalhas de ouro e 27 no total. Nunca tinha acompanhado os Winterspiele antes, daí meu espanto.

Mas bastou refleitr um pouco e cheguei à conclusão de que não é surpresa alguma. Os alemães são fanáticos por esporte e esta é uma filosofia que permeia a vida de cada um que vive aqui. Levam ao extremo a fórmula do corpo são, mente sã. Na verdade, não se trata de uma filosofia restrita ao esporte, mas sim à formação do cidadão.

As crianças, desde cedo, aprendem diversas línguas estrangeiras (no mínimo duas), tocam instrumentos musicais (Violão, Cello, Violino, Piano) e praticam muito esporte. O que começa como obrigação, mais tarde tranforma-se em prazer e rotina. Diversos colegas meus se viram nos 30 para dar conta destas atividades.

Não acredito que toda pessoa deva tocar piano, falar três idiomas e representar sua pátria nos jogos olímpicos, mas trata-se de um modelo de formação que, temperado com o lado social da vida, poderia dar certo, inclusive no Brasil. Nem só estudo, nem só esporte, nem só "vida social" e tempo livre.

Enquanto isso, vou me espantando com a disciplina alemã a cada dia que passa - tanto no bom, quanto no mal sentido.

Abraços!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Köln Karneval - Carnaval em Colônia

Em construção! Aguardem.

Primavera

Ainda é cedo para afirmar que o inverno acabou. Mas, pelo menos, as temperaturas voltaram a superar a barreira do 0 e a espessa camada de gelo acumulada nas ruas começou a derreter.

Uns dizem que há 30 anos não se registrava um inverno tão rigoroso. Outros, mais de 50. A verdade é que há oito semana seguidas Hamburg não experimentava temperaturas positivas. Houve dias em que a mínima eram -6 e a máxima, acreditem, -5. A sensação, já devo ter dito antes, é de viver constantemente num congelador. As autoridades ficam em frenesi, os cidadãos se protegem como podem (até cachorros tem que usar mantas), as calçadas ficam cobertas de gelo.

Esta semana tivemos três dias de sol, fato que desde de novembro não ocorria. As temperaturas chegaram aos 4 graus. Que maravilha! Depois de manchetes como "Alemanha não sabe o que fazer com 22 mil toneladas de neve" e "Esgotado estoque de sal da Alemanha", o clima ameno vem no momento certo. Os dias estão até mais longos... Agora só anoitece às 18hs (com céu limpo).

Para os que pensam em estudar em Hamburg durante o inverno, fica a dica. Agasalhem-se! E, mais importante ainda, não deixem o inverno minar plano nenhum. Até curtir o Carnaval em Köln eu curti, debaixo de neve e agradáveis -4 graus!

Abraços!!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Tandem - Uma boa ideia

Entre as inúmeras vantagens de fazer um intercâmbio no exterior, uma delas se destaca: a possibilidade de, em estando em contato cotidiano com pessoas de outras culturas, aprender diversos idiomas. Na Alemanha, o potencializador deste aprendizado chama-se Tandem.

Tandem nada mais é do que um encontro informal entre indivíduos de nacionalidades distintas (normalmente dois) que têm o objetivo recíproco de aprender o idioma materno do outro. Por exemplo, eu sou brasileiro e quero aprender chinês, deverei fazer um Tandem com um chinês que tenha interesse em aprender português. Em outras palavras, um grupo de pessoas trabalhando com um objetivo comum. É a maneira mais eficiente de aprender outra língua, sem a barreira da gramática, nem as aulas monótonas. Recomenda-se apenas que se tenha algum conhecimento prévio, do contrário será pouco produtivo.

Desde que cheguei, tenho estado em contato quase diário com alguns fratelli d'Itália. Tal aproximação levou-me a fazer Tandem com uma italiana, a Martina Zennaro, de Venezia, que já desenrola algumas palavras em português. No nosso caso, o contato foi o mais informal possível: conheci-a por meio de outros italianos e ela me perguntou se eu conhecia a banda brasileira Kaleidoscópio, pois sabia cantar algumas músicas, mas queria aprender mais. Pronto, parceria fechada! Nos encontramos uma vez por semana e passamos uma tarde inteira lendo notícias de jornais online e analisando-as, para depois comentar um pouco sobre elas.

Porém, mesmo os que não têm os contatos certos podem fazer Tandem. É que a Universidade de Hamburg impulsiona esta prática e possui bancos de dados especiais, para quem procura parceria. Pelo que ouvi, ninguém demora muito tempo a encontrar uma não.

Já imaginou se essa moda pega no Brasil?

Arivederci, amici!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Direito Europeu

Semana passada fiz a prova de Direito Europeu, disciplina obrigatória para os estudantes de Direito, que atrai também alunos de outras áreas do conhecimento.

O conteúdo programático abrange noções básicas acerca da Comunidade Européia (história e perspectivas), estudo das instituições, instrumentos jurídicos (regulamentos, diretivas, recomendações etc.) e a problemática aplicação do direito europeu nos ordenamentos jurídicos nacionais. A mais, estudamos o conteúdo do Tratado de Lisboa, que aprovou, de maneira implícita, a polêmica Constituição Européia rejeitada em 2004 pela França e Holanda.

Como praxe, fizemos prova oral, sendo dois grupos de quatro alunos. O professor explorou, como esperado, o tema do Tratado de Lisboa, que entrou em vigor em Novembro do ano passado. O principal problema levantado foi a contínua falta de legitimação popular na composição dos órgãos oficiais europeus, especialmente no caso da Comissão.

O resultado final foi surpreendente. Consegui 16 valores em 18! Outra disciplina importante, que trouxe conhecimentos da ordem do dia. Recomendo a todos que queiram realizar intercâmbio por estas bandas.

HSV 1 - 0 PSV

Antes de tudo, mais uma vez, devo pedir desculpas pela demora em mandar notícias e em atualizar o blog. Tenho me descuidado um pouco deste importante departamento. Farei minha última prova na semana que vem. Com isso, terei bem mais tempo para colocar todos por dentro do que se passa aqui.

Bom, ao que interessa. Fui, na quinta-feira passada, para o jogo do HSV, timaço de Hamburgo. Os detalhes prévios ao jogo vocês já sabem, mas o melhor mesmo foi o resultado. Além da festa que é assistir um jogo de UEFA.

O jogo começou às 21 horas. Para chegar ao estádio HSH Nordbank Arena, os torcedores tem à disposição uma frota inteira de ônibus que fazem a conexão entre a parada do metrô mais próxima e o estádio - ônibus este, naturalmente, gratuito. A impressão ao chegar perto do gigante é de arrepiar - os cânticos, a torcida enlouquecida, as bandeiras. Tudo azul!

Antes de cada jogo, reproduzem uma canção considerada o hino da cidade de Hamburg - Hamburg meine Perle. O link: http://www.youtube.com/watch?v=0TGHN79kEPo Nesse momento, 36 mil torcedores vibraram (menos, é claro, os mil e uns trocados do PSV Eindhoven).

O jogo foi morno, com o HSV atacando mais e buscando o resultado. No final do primeiro tempo, o juiz marcou pênalti para o HSV e o capitão Jansen cobrou. TOR!!! Delírio absoluto! Na segunda metade do jogo entraram Van Nistelrooy e Zé Roberto, este último estrela insuperável do time. Que monstro em campo! Já pertinho do fim, ainda foi possível brincar com a torcida do PSV, levantando um a zero com as mãos. Os caras ficaram irados! Ainda bem que só podem sair 15 minutos depois...

Resultado inferior ao que o HSV poderia fazer, mas positivo. Com certeza passará à próxima etapa da UEFA, em cima de um dos adversários mais fortes da primeira rodada! Há algumas décadas o time não conquista nenhuma competição européia. Quem sabe não é desta vez?

Que venham os demais! H S V!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Hamburger SV - PSV Eindhoven

Caros telespectadores, os ingressos para o jogo entre o Hamburger SV e o holandês PSV Eindhoven já estão comprados! O jogo vale pela UEFA Cup e acontece no HSH Nordbank Arena, no próxmo dia 18 de fevereiro, às 21 horas. Será a primeira partida da UEFA cup, já na fase eliminatória.

O HSV é o principal time de Hamburg, que se encontra em quarto lugar na Bundesliga (1ª divisão do futebol alemão) e batalha por uma copa UEFA - foi apenas uma vez vice-campeão. Jogam na equipe o brasileiro Zé Roberto e o holandês Ruud van Nistelrooy.

Dá-lhe Hamburgo!

Völkerrecht - DIPu


Fiz esta semana a avaliação de Völkerrecht, ou Direito das Gentes, ou, ainda, Direito Internacional Público. Na Uni Hamburg, trata-se de disciplina obrigatória para quem deseja se especializar em Direito Europeu e Internacional. Após o terceiro ano de curso (nos quais o aluno só frequenta disciplinas genéricas, na sua maioria processuais), deve-se enveredar por uma especialização. Esta pode ser nas mais diversas áreas possíveis do Direito.

O conteúdo programático da disciplina inclui o estudo dos sujeitos do direito internacional e, nesse tocante, uma análise pormenorizada das Vereigten Nationen (Nações Unidas), enquanto principal organização internacional da atualidade. Estudamos seus órgãos, a Carta da ONU, prerrogativas e, como não poderia deixar de ser, análise crítica acerca de sua atuação.

A cadeira é ministrada por uma fera da Uni Hamburg. Thomas Bruha é um professor experiente, diretor do Instituto de Assuntos Internacionais (vinculado à universidade), com inúmeros contatos no exterior e uma bagagem incrível.

Além das disciplinas, organiza palestras especialmente voltadas para os estudantes de Völkerecht. Na semana passada esteve na universidade um advogado alemão que participou do Tribunal Internacional de Ruanda (ad hoc). O próprio Bruha ministrou diversas palestras focadas na atual conjuntura do Afeganistão, onde a Alemanha possui forte contingente militar.

Fiz a avaliação junto com um tenente-coronel francês, estudante de mestrado em Völkerrecht, uma alemã estudante de Etnologia e um estudante espanhol de direito (Erasmus). Para os dois primeiros, as perguntas foram pesadas e bem aprofundadas. Para nosotros, as perguntas estiveram num bom nível, de modo que não impossibilitaram boas respostas.  O resultado não poderia ter sido melhor!

Uma disciplina que certamente valeu a pena cursar aqui e que procurarei, de todas as formas, aproveitar no Brasil.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Bremen - Die Musikanten

Atualizar o blog tornou-se uma tarefa complicada nestas últimas semanas. Os motivos nem preciso repetir. Mas sempre que posso, tenho prazer em colocar todos a par de minhas aventuras na Alemanha.

No domingo passado (31.01) fomos eu, Morena, Isotta, Andrea e Gigio para Bremen. Estou aproveitando essa proximidade com os italianos para aprimorar o meu. Não dá para ficar parado... Bom, voltando a Bremen, a cidade está a 100 km de Hamburg. Sei que existem alguns alunos da UFPB que estudam lá, pois, todos os anos, a Hochschule de Bremen abre vagas para cursos de Administração, Turismo e outros (exceto Direito), com o detalhe de que a aulas são ministradas em Inglês.

Já tinha lido alguns relatórios no site do PIANI, mas não imaginava que a cidade fosse tão interessante. Com seus aprox. 600.000 habitantes, imaginei uma cidade pequena, sem muito o que fazer. Ao contrário, Bremen concentra prédios belíssimos, Igrejas medievais (a Catedral data de 700), ruas históricas preservadas, bairros inteiros repletos de restaurantes e uma atmosfera incrível!

Uma das principais atrações da cidade é a estátua dos Stadtmusikanten (Os Músicos de Bremen), conto dos famosos Irmãos Grimm (Branca de Neve, entre outros), que supostamente se passa em Bremen. Junto com o bairro antigo de Schnoor, fazem da cidade um importante destino turístico.

Saimos às 9 da manha de Hamburg, munidos de um Wochenende Ticket (Ticket de Final de Semana). Vai uma dica importante: grupos de até cinco pessoas podem viajar durante todo o dia com esse cartão, que custa 37 euros, por todo o território alemão. Dividindo por 5 pessoas, ficam 7 euros para cada um. Lá, pode-se conhecer toda a área histórica da cidade em apenas um dia, sem problemas. Ainda nos demos ao luxo de degustar uma cerveja Beck's no Bistrô da Beck's em Bremen. É a cerveja mais consumida na Alemanha (e é produzida em Bremen). Imaginem a satisfação!

Na programação continua Amsterdan, mas vamos ver antes como se desenrolam alguns acontecimentos.

Até a próxima!