Ainda é cedo para afirmar que o inverno acabou. Mas, pelo menos, as temperaturas voltaram a superar a barreira do 0 e a espessa camada de gelo acumulada nas ruas começou a derreter.
Uns dizem que há 30 anos não se registrava um inverno tão rigoroso. Outros, mais de 50. A verdade é que há oito semana seguidas Hamburg não experimentava temperaturas positivas. Houve dias em que a mínima eram -6 e a máxima, acreditem, -5. A sensação, já devo ter dito antes, é de viver constantemente num congelador. As autoridades ficam em frenesi, os cidadãos se protegem como podem (até cachorros tem que usar mantas), as calçadas ficam cobertas de gelo.
Esta semana tivemos três dias de sol, fato que desde de novembro não ocorria. As temperaturas chegaram aos 4 graus. Que maravilha! Depois de manchetes como "Alemanha não sabe o que fazer com 22 mil toneladas de neve" e "Esgotado estoque de sal da Alemanha", o clima ameno vem no momento certo. Os dias estão até mais longos... Agora só anoitece às 18hs (com céu limpo).
Para os que pensam em estudar em Hamburg durante o inverno, fica a dica. Agasalhem-se! E, mais importante ainda, não deixem o inverno minar plano nenhum. Até curtir o Carnaval em Köln eu curti, debaixo de neve e agradáveis -4 graus!
Abraços!!
0 comentários:
Postar um comentário