sábado, 27 de fevereiro de 2010

Padrão Alemão de Qualidade

Estava vendo a classificação dos países nesta XXI edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, realizada em Vancouver-CAN. Para minha surpresa, a Alemanha ocupa o segundo lugar, com 9 medalhas de ouro e 27 no total. Nunca tinha acompanhado os Winterspiele antes, daí meu espanto.

Mas bastou refleitr um pouco e cheguei à conclusão de que não é surpresa alguma. Os alemães são fanáticos por esporte e esta é uma filosofia que permeia a vida de cada um que vive aqui. Levam ao extremo a fórmula do corpo são, mente sã. Na verdade, não se trata de uma filosofia restrita ao esporte, mas sim à formação do cidadão.

As crianças, desde cedo, aprendem diversas línguas estrangeiras (no mínimo duas), tocam instrumentos musicais (Violão, Cello, Violino, Piano) e praticam muito esporte. O que começa como obrigação, mais tarde tranforma-se em prazer e rotina. Diversos colegas meus se viram nos 30 para dar conta destas atividades.

Não acredito que toda pessoa deva tocar piano, falar três idiomas e representar sua pátria nos jogos olímpicos, mas trata-se de um modelo de formação que, temperado com o lado social da vida, poderia dar certo, inclusive no Brasil. Nem só estudo, nem só esporte, nem só "vida social" e tempo livre.

Enquanto isso, vou me espantando com a disciplina alemã a cada dia que passa - tanto no bom, quanto no mal sentido.

Abraços!

0 comentários:

Postar um comentário