segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Völkerrecht - DIPu


Fiz esta semana a avaliação de Völkerrecht, ou Direito das Gentes, ou, ainda, Direito Internacional Público. Na Uni Hamburg, trata-se de disciplina obrigatória para quem deseja se especializar em Direito Europeu e Internacional. Após o terceiro ano de curso (nos quais o aluno só frequenta disciplinas genéricas, na sua maioria processuais), deve-se enveredar por uma especialização. Esta pode ser nas mais diversas áreas possíveis do Direito.

O conteúdo programático da disciplina inclui o estudo dos sujeitos do direito internacional e, nesse tocante, uma análise pormenorizada das Vereigten Nationen (Nações Unidas), enquanto principal organização internacional da atualidade. Estudamos seus órgãos, a Carta da ONU, prerrogativas e, como não poderia deixar de ser, análise crítica acerca de sua atuação.

A cadeira é ministrada por uma fera da Uni Hamburg. Thomas Bruha é um professor experiente, diretor do Instituto de Assuntos Internacionais (vinculado à universidade), com inúmeros contatos no exterior e uma bagagem incrível.

Além das disciplinas, organiza palestras especialmente voltadas para os estudantes de Völkerecht. Na semana passada esteve na universidade um advogado alemão que participou do Tribunal Internacional de Ruanda (ad hoc). O próprio Bruha ministrou diversas palestras focadas na atual conjuntura do Afeganistão, onde a Alemanha possui forte contingente militar.

Fiz a avaliação junto com um tenente-coronel francês, estudante de mestrado em Völkerrecht, uma alemã estudante de Etnologia e um estudante espanhol de direito (Erasmus). Para os dois primeiros, as perguntas foram pesadas e bem aprofundadas. Para nosotros, as perguntas estiveram num bom nível, de modo que não impossibilitaram boas respostas.  O resultado não poderia ter sido melhor!

Uma disciplina que certamente valeu a pena cursar aqui e que procurarei, de todas as formas, aproveitar no Brasil.

1 comentários:

Unknown disse...

Parabéns, Victor, pelo resultado!

Fico muito feliz que você tenha encontrado estudos proveitosos que serão úteis também aqui, afinal, é essa uma das preocupações de quem pensa em fazer intercâmbio.

Agradecido por você manter-nos informados sobre o que acontece: excelente blog, repito.

Talvez eu não comente muito, mas estou sempre olhando se há atualizações =D. Ah... E ainda devo perguntar muita coisa quando você voltar ^^

Abraço
Meinardo

Postar um comentário