quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Amazon.de - Compras virtuais


Final de ano chegando, aparecem algumas promoções imperdíveis nos sites de compras do mundo inteiro. Em função do elevado volume de pedidos, algo pode dar errado.

Foi o que aconteceu comigo. Comprei uma máquina fotográfica no Amazon.de há 20 dias, junto com cartão de memória e capa. Cada item é comprado em separado e enviado pela respectiva empresa. A capa chegou, o cartão de memória voltou para os armazens da ASBERO (empresa) e a máquina foi dada como entregue, sem ter sido.

Quem mora numa residência universitária na Alemanha vai estranhar, mas é comum que os correios entreguem o produto a um vizinho, caso você não seja encontrado em casa. Há uma forte presunção de "familiaridade" entre o comprador e os 140 moradores do alojamento (meu caso).

Há uma semana, já chateado com atraso no recebimento dos produtos, escrevi ao serviço do consumidor da Amazon.de. Me informaram que a câmera foi entregue a uma pessoa cujo nome sequer consta na lista de moradores da residência (tinham inclusive a assinatura do camarada). Alguma coisa não correu como esperado; a máquina foi entregue no endereço errado e alguém a recebeu por mim. Em estando noutro país, com outra língua, fiquei receoso de estar numa situação de prejuízo irreparável.

Um conselho é sempre refletir sobre o que ocorreu e nunca ficar calado. Respondi ao e-mail em inglês, bastante agressivo, criticando esse sistema de entrega aos vizinhos e deixando bem claro que não pretendia ficar passivo. Por fim, perguntei como faria para receber o produto adquirido e já pago.

Não teve outra. No dia seguinte responderam pedindo desculpas e confirmando novo envio da máquina fotográfica. Pediram apenas que, caso receba duas, devolva uma delas. Meu caso foi com uma câmera fotográfica, mas isso pode se passar com qualquer coisa, em qualquer país.

E nesses casos, baixar a cabeça nunca é a melhor solução. Tá dada a dica.

0 comentários:

Postar um comentário