sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Feuerzangenbowle - tradição

Feuerzangenbowle. Essa palavra complicada de pronunciar significa, ao pé-da-letra, Ponche das Líguas em Chamas. É uma bebida tradicional alemã consumida especialmente nas vésperas do Natal.

Consiste, igualmente, num filme cult, daqueles clássicos insuperáveis, aqui na Alemanha. Todos os anos, milhares de universitários de todo o país amontoam-se nas salas de cinema e em cineclubes improvisados para assistir ao clássico. Chegam a vê-lo quatro ou cinco vezes durante a vida acadêmica.

Ontem fui com minha turma presenciar essa tradição, como não poderia ser diferente. Fui advertido de que deveria levar comigo um despertador, uma vela e uma lanterna. Não entendi muito bem na hora, mas quando vi o filme percebi porquê. O público inteiro interage com as cenas! Quando um dos personagens usa uma lanterna, todos acendem suas lanternas. O mesmo acontece com o despertador e com a vela.

Produzido em 1944, ainda em preto e branco, o filme se passa numa escola média alemã. Uma comédia jocosa que quase não foi liberada pelo ministério da censura do Reich alemão, por reduzir a autoridade dos professores. No roteiro, os docentes são caricaturados e os estudantes sempre levam a melhor.

Antes de iniciada a exibição, alguns estudantes tentaram alertar para a necessidade de senso crítico ao assistir o longa. Não ver simplesmente porque é tradição. Um filme que foi produzido durante a segunda grande guerra e que passou na censura alemã merece atenção especial. Mas poucos ligaram a mínima ao chamado, enquanto a multidão clamava pelo início do filme.

Foi interessante vivenciar mais esse momento. Embora infundadas, qual a sociedade que vive sem tradições? Pena que, na maioria das vezes, atropelem a razão e o senso crítico.

Abraços!

0 comentários:

Postar um comentário