domingo, 31 de janeiro de 2010

Provas e estudos na Uni-Hamburg

Primeiramente, devo desculpar-me pela demora exagerada em atualizar o blog. Mas tenho boas razões para não tê-lo feito - falta de tempo. Além do início das provas, estamos na reta final das atividades junto à universidade e entrando no período de viagens, de modo a tirar o atraso e conhecer o máximo possível das redondezas de Hamburg.

Falando em provas, fiz a Direito Ambiental na terça-feira passada (26.01). Nas aulas éramos eu e uma erasmus francesa, Olivia. Uma coisa importante, que deve ser dita, é que os alunos estrageiros têm a prerrogativa de submeterem-se a uma prova oral (mundliche Prüfung), ao invés da tradicional prova escrita (Klausur). No início do semestre deve-se comunicar a todos os professores a situação de intercambista, que eles de imediato marcam a data da prova para o final do semestre, depois da prova com os alunos alemães. Não fosse assim, ia ter muito erasmus com o pé fundo na lama.

Para cada disciplina há apenas uma prova por semestre. O sistema de notas compreeende uma escala que vai de zero a dezoito valores. Para minha surpresa, com cinco valores o aluno já é aprovado. A contrapartida é que nem os gênios conseguem alcançar a maior nota. Cada professor possui um Script, que fica a disposição dos alunos na biblioteca ou em livrarias pelo campus, por preço relativamente baratos (comparados com manuais convencionais).

Minha prova de Ambiental deveria ter sido baseada no Script - que contem lições teóricas, polêmicas e contradições do sistema alemão, mas pouco aprofundamento dogmático. Porém o professor optou por colocar perguntas, cujas respostas apenas encontravam-se nos códigos. Esse pequeno detalhe nos prejudicou, a mim e à Olivia, imensamente. Sabíamos as repostas às questões, mas não apontar em cada código o artigo respectivo. Isso me deixou chateado, porque não deveríam cobrar conhecimentos positivados, mas sim teóricos, que possam ter utilidade no país de origem do estudante. O bom é que, no final de contas, passei na disciplina.

Esperemos como serão as próximas. Por ordem, são: Direito Internacional Público, Direito Europeu e Direito de Marcas e Patentes.

1 comentários:

Unknown disse...

Caro, estou planejando fazer meu doutorado em Hamburgo. Procurando sobre brasileiros que estudaram lá, vi seu blog. Sei que vc já parou de escrever há 2 anos, mas como não vi seu email no perfil estou apelando para este comentário. Queria muito conversar sobre sua experiência na cidade. Agradeceria se me respondesse. Abs, Grazielle (grazialbuquerque@gmail.com)

Postar um comentário