segunda-feira, 5 de outubro de 2009

E viva Erasmus!

Outro dia espetacular! De longe o melhor desde que cheguei. Porque?

Hoje tive o primeiro contato com o pessoal do Erasmus. Esse programa de intercâmbio academico, que supostamente deveria ser para todo o mundo, mas em hamburgo ainda noa vigora essa regra (informalmente, creio eu), faz com que milhares de alunos circulem entre universidade europeias todos os anos. E há os que se viciam e fazem mais de uma vez!

Logo de manhã cedo fui me registrar no Einwohnungsamt, resposável pelo registro dos moradores de hamburg. De seguida, universitat hamburg. Lá uma prova escrita e uma oral para ver qual o meu nível de alemão - acabei no B2, junto com 80 por cento do grupo de erasmus. Um bom nivel!

Nesse momento troquei uma ideia legal com uma galera da itália, frança, espanha e portugal. Pelo menos nesse erasmus, os franceses dominam geral, são mais de 20 e bota mais nisso. Todos os erasmus fazem o interca,bio com direito a todas as boquinhas que uniao europeia oferece - lugar na europa haus, comunidade só pra erasmus (diferente da minha, que é para estudantes), e mais bolsa de 200 euros. Eles disseram que na dinamarca rola uma bolsa na bagatela de 600 euros...

Pelas conversas, vi que estou num bom nivel de alemão. Mas fiquei surpreso, porque esperava encontrar uma turma que não manjasse nada. Pelo contrário! O pessoal todo saca muito! Essa a vantagem do erasmus... franceses falando alemão e inglês fluente. Italianos dominando alemão e françes, e por aí vai. Foda é não abrir o clubinho, mesmo que sem bolsa...

Almoçei depois um Liberkaese mit Zwibelnsauce (lembro se era assim não), que eu não fazia a menor ideia do que era.. até ver que era uam carne salgada com molho de cebola... e haja estomago pra testar todos pratos! Num dá é pra ficar com um dicionário, bandeja na mão e segurando a fila pra traduzir cada detalhe. E depois, a surpresa pode ser boa, num é?

Então rolou uma apresentação so pro pessoal erasmus do Direito. Resultado: portugal, espanha, república checa, irlanda, frança, itália, grécia e para surpresa de todos, Brasil, muito bem representados. A secretária do curso esclareceu alguns pontos que me deixaram tranquilo. Por exemplo, teremos 4 semana pra assistir as cadeiras que quisermos, até escolher as definitivas. Ela recomendou a escolha de 5, que completam 40 créditos. E as provas? Orais...ohoho E os professores pegam leve nos erasmus. Filé!

Hoje era também a semana de recepçaõ dos Anfaenger, feras, daqui. A universidade toma conta de tudo. Tutores em todo canto, progrmações, tours pelo campus, tem um café só dos estudantes onde rolam atividades (inclusive rodas de capoeira(sic!)) pros estudantes. Tudo! Recebemos 4 livros com informações sobre hamburg, a universidade etc. A diferença é grande...

Interessante aqui é que o pessoal entra na universidade mais velho que no Brasil. Tem uma tendencia na alemanha de se sair de casa mt cedo, então so jovens terminam o cinetifico e trabalham pra se sustentar. Entre os feras tinha muita gente mais velha que eu... ficava lembrando dos rostinho de leite que entram no ccj com 16 anos... totalmente diferente.

Bom, acertei amanha de comprar sapatos impermeáveis com Jatin (j le-se i), um italiano, pra aguentar a chuva de hamburg. Tou precisando ainda de travesseiros e de guarda-chuva. Mas isso se resolve. Tou demorando porque a chuva deu uma trégua. Pena que o frio não. Amanheci hoje com 6 graus lá fora. Tirando os pés, o resto aguenta numa boa, até as orelhas e o nariz...ahauhauah

Chegando na residencia, conversei um tempão com a namorada de Tobias, a Helle. Ela é promotora de justiça em hamburg e me mostrou 3 processos aqui, dois de furto e um de porte ilegal de arma... e em pensar no Brasil.. seriam um latrocinio e dois homícios qualificados. Ela me passou muitas informações sobre o sistema penal alemão e sobre a visão deles com relação ao júri e a formação do jurista. A tradição positivista tá forte aqui. Faltou sondar mais sobre o direito penal do inimigo e o trabalho da polícia. Depois me cobrem um post só com isso!

Amanhã já vou ter aula no instensivão de alemão, a manhã inteira. Tarde de turismo e compras. Por fim, à noite vai rolar um Hamburg by night tour. Querem mais? Perdoem se amanhã não houver atualização do blog...hohoho!

Abraços e beijos a todos!

0 comentários:

Postar um comentário