quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Surpresa a cada dia

Depois de um jejum de dois dias sem dar notícias, volto a partilhar um pouco dessa vivência intensa em Hamburg. O problema é que tanta coisa aconteceu, mas tanta, que não vou conseguir despejar aqui numa postagem só.

Na terça-feira, como pormetido, teve mais interação com os erasmi. Saí para dar uma volta no centro da cidade, centrão comercial, que eu ainda não conhecia. Lá conheci a prefeitura de hamburg, essa aí na foto. As estruturas são incríveis, nem tão altas nem tão baixas, mas bastante modernas, com muitos vidros. Algumas avançam sobre o Elba e há cisnes e patos em todos os canais do Elba que penetram a cidade. Esses prédios foram todos reconstruídos depois da segunda grande guerra. Hamburg ficou em ruínas, mas foi depois auxiliada pelo governo inglês e conseguiu se reerguer com estilo. Hoje, no centro é onde se concentram as famosas marcas de roupas, eletronicos etc.

Nessa tarde eu aproveitei para abrir uma conta no banco e pagar as tarifas da universidade. Ficamos por ali um tempo, eu, Thomas e Sarah, franceses, resolvendo algumas pendencias e turistando, até que decidimos ir a Schanze, uma região aqui cheia de barzinhos. Logo na descida da estação tem uma Kneipe de esquina estilosíssima, daquelas que do lado de fora vc vê a cabeça do pessoal nos seus joelhos. Num é que entramos e degustamos uma deliciosa cerveja Astra, fabricada em Hamburg? A melhor que já provei até agora. Muito boa!

Ficamos por lá o finalzinho da tarde e um pouco da noite. Quando já entravamos no U-Bahn, quem encontramos? Um montão de outros erasmus se dirigindo aos barzinhos. Num teve outra, nos juntamos ao grupo e voltamos aos bares. No final da noite, comi um churrasco turco delicioso!

Para não dizerem que é só farra. Ainda deu tempo pra fazer os trabalhos de casa do curso intensivo de alemão. Esse sim é puxado, 4 horas e meia de aulas todas as manhãs. Mas me digam, tem método melhor para se aprender uma lingua que interagindo com outras pessoas? Com os erasmi, só se fala alemão. É ainda um alemão lento, errado, mas que todos os dias é visivelmente melhor. Meu receio de falar inglês, ainda bem, não se concretizou! E quando puxam pro inglês, trago de volta pro alemão.

E assim vamos caminhando, nesse equilíbrio desequilibrado.

2 comentários:

Danilo Ventura disse...

chora, me liga implora meu beijo de novo.....

Lembranças de Tio Denilson!

Que São João meu véi! Pats é muito mió do que a Alemanha

Iedo disse...

HAIhauHAiuHAiuHAiuahi
que bom mesmo que tu não tá falando inglês, como temia que pudesse acontecer. Dá-lhe DEUTSCH na cabeça!

Postar um comentário