segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Óculos e Custo de Vida

Hoje, finalmente, busquei meus óculos novos! Depois de quase um mês usando lentes o tempo inteiro, já não aguentava mais. E depois, com lentes não consigo ler durante muito tempo, nem estar no computador. Os óculos vão quebar um galho enorme!

Um tópico sobre o qual ainda não postei no blog diz respeito ao custo de vida em Hamburg. É uma cidade que não foge em nada ao padrão "Europa". Por outras palavras, serviços com preços extratosféricos, entre eles, restaurantes, bares e acreditem, transporte. Um Hamburger paga, mensalmente, 80 euros por um ticket de transporte para ônibus e metrô - não é meu caso. Nos bares e restaurantes, uma cerveja custa 3 euros. A mesma cerveja pode ser comprada por 0,50 cêntimos em qualquer supermercado. Tirem suas conclusões...

O que é extremamente dispendioso são os shows (Konzerte). Mesmo apresentações de bandas locais custam, no mínimo, 11 euros. Esta semana quem estará aqui é Muse, por apenas 55 euros. Já para assistir a um show de Moby, basta desembolsar 40 euros. Até o show de CéU tá por 27 euros. Penso que há inúmeras outras e melhores possibilidades onde se aplicar tamanhas quantias.

Por outro lado, os supermercados oferecem produtos a preços acessíveis. Fiz 4 feiras durante o mês de outubro, gastando uma média de 10 euros em cada. Acabo de chegar do supermercado com uma feira para uma semana, que custou 9 euros. Os itens foram: 15 salsichas nuremberg (pequenas), mostarda, três caixas de leite, um suco, uma coca-cola, 1 kg de cereais, fondor e mais dois temperos de pimentão e noz moscada, queijo goulda, salame e pão em caixa. Como não estou almoçando na residência (além de não ter paciência para cozinhar, a comida na Mensa da universidade é muito boa e barata - 1,70 euros por refeição), isso basta para café-da-manhã, janta e almoço nos fins de semana.

Sabendo fazer, dá para viver bem, com muito lazer e diversão, sem precisar pegar pesado nos gastos. Aos poucos estou me acertando, aprendendo os macetes. E assim vou continuando a odisséia de um estudante em Hamburg.

Ao som de Cordel do Fogo Encantado, tchau e até a próxima!

1 comentários:

Will disse...

Olá Ventura!

Encontrei seu blog e gostaria de te fazer algumas perguntas =)

Faço medicina na Rússia e estou tentando uma transferência para
Universidade de Medicina de Heidelberg, mas não tenho noção do custo
de vida ai!

Por favor, poderia me dar alguma informação sobre o custo mensal que
tu tens com alimentação e moradia?
Vou tentar morar em algum hostel no início, por acaso tu sabes quanto
custa para um estudante morar ai?

Desculpe por esse e-mail cheio de perguntas, mas vi no seu blog que tu morou um bom tempo na Alemanha e resolvi lhe perguntar!

Obrigado!!
--
Willian Kirschner

Postar um comentário